segunda-feira, 27 de abril de 2015

Conselhos para os moços

Provérbios 3:1-12

     Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem-gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.

Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.

Filho, preste atenção quando o SENHOR Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende. Porque o SENHOR corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.

Que Deus possa abençoar a sua vida!

Pr. Dinei Morais
Igreja Ágape de Atibaia


Texto extraído da Leitura Bíblica diária da SBB (Sociedade Biblica do Brasil) Acesso em Abril, 27 de 2015 por meio do endereço eletrônico boletim@sbbnews.org.br


domingo, 26 de abril de 2015

E se? E se?

E se? E se? Alguma vez você já lidou com suposições? Ocupar-se com suposições em sua vida é o primeiro passo para ser atingido pela ansiedade.

A ansiedade assume o encargo de lidar com coisas que você nunca pretendeu lidar. Ansiedade é falta de confiança no Criador do universo. A ansiedade afirma que você pode lidar com situações quando, na verdade, muitas vezes você simplesmente não pode.

Você está chateado por se estar ansioso demais? Você não precisa se sentir frustrado por se preocupar com isso. Você vence a ansiedade, redirecionando-as para alguém que realmente pode fazer algo sobre a sua situação.

Isso não significa que você não deve assumir a responsabilidade pelas coisas que você tem que lidar, mas simplesmente significa que você percebe quando você para e quando Deus começa. Preocupado por não saber o suficiente sobre o assunto? Confira o que a Bíblia diz!

Deus abençoe a sua vida

Extraído do Devocional da Holy Bible da Your Version - Devocional de 07 dias acessado em Abril, 26 de 2015

sexta-feira, 24 de abril de 2015

O Que Significa Servir a Deus

"Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24:15). O que isto significa?

Significa fazer o que ele diz de forma a fazê-lo parecer supremamente valioso em si mesmo.

Significa se submeter a ele de um jeito que faça-o parecer prazeroso.

Há formas de se submeter a Deus que apenas o fazem parecer ameaçador, não prazeroso. Há formas de fazer o que ele diz que apenas chama atenção para o fato de que ele é uma autoridade e não um tesouro.

Este tipo de serviço não é o serviço que Deus comanda.

Qual é a diferença?

A diferença é que Deus nos disse para não serví-lo como se ele precisasse de alguma coisa.

"Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas; " (Atos 17:25).

"Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." (Marcos 10:45).

Ambos estes dois textos colocam toda a ênfase em Deus dando a nós quando nós servimos.

Então o tipo de serviço que faz Deus parecer valioso e prazeroso é o tipo que serve a Deus ao constantemente receber de Deus. O texto chave para descrever isto é 1 Pedro 4:11 —

"se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá—para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo."

Deus é visto como glorioso quando todo o nosso serviço está, momento após momento, recebendo do suprimento de Deus.

Nós recebemos este suprimento pela fé. Isto é, nós confiamos momento após momento que o que nós precisamos, ao serví-lo, ele suprirá ("vida, a respiração e todas as coisas"). Isto é o oposto de ficar ansioso. Tal serviço é alegre. E isto não faz Deus parecer menos autoritativo, mas infinitamente mais desejável. Esta é a glória que ele planeja ter. O provedor recebe a glória.


Portanto, "Servi ao Senhor com alegria" (Salmo 100:2)

John Piper

              Extraído do Devocional da Holy Bible da Your Version - Devocional de 15 dias acessado em Abril, 23 de 2015

Permita Jesus argumentar

Nós devemos ser lentos para tratar Jesus como se ele não soubesse o que está fazendo. Ele não é ingênuo no seu modo de lidar com nossa ansiedade. Em Mateus 6:25-34 ele nos fala 3 vezes para não estarmos ansiosos (vv. 25, 31, 34 ) e nos dá 8 razões para não ficarmos ansiosos.

  Evidentemente ele pensa que isto irá ajudar. Então não considere isto como algo simplista. Considere isto como graça. Creia nele. Tome cada razão e pregue-a para sua própria alma como verdade. Diga,

  "Alma, isto é verdade. Jesus Cristo disse que é. Confie nele. Ele morreu por você. Ele te ama. Ele te criou. Ele te conhece. Ninguém — nenhum conselheiro, nenhum pastor, nenhum amigo — sabe tanto sobre você como ele o sabe. Escute-o. Deixe estas razões se aprofundarem. Conte com elas. Agora, levantemo-nos e façamos o que precisamos fazer. Vá embora ansiedade."

  Aqui está um resumo do que ele disse:

  A vida é mais do que o mantimento, e o corpo mais do que a vestimenta (Mateus 6:25).

  Deus alimenta as aves e você é mais valioso do que elas (Mateus 6:26).

  Não tem sentido. Não adiciona nem uma hora a sua vida (Mateus 6:27)

  Se Deus veste a grama que é efêmera, ele vestirá você eternamente (Mateus 6:28-30).


 Descrentes são ansiosos sobre as coisas deste mundo. E você não é um descrente. (Mateus 6:32a)

 Seu Pai sabe que vocẽ precisa de todas essas coisas sobre as quais você está ansioso (Mateus 6:32b).

Quando você busca primeiramente o reino de Deus e sua justiça, o que você precisa é adicionado a você (Mateus 6:33)

  É suficente para cada dia seu próprio problema. O problema de amanhã permanece amanhã. (Mateus 6:34).
 
  John Piper

  Extraído do Devocional da Holy Bible da Your Version - Devocional de 15 dias acessado em Abril, 22 de 2015

Seis aspectos da humildade

Se a humildade não é uma conformidade submissa ao relativismo e não é um ceticismo presunçoso, o que é? Isto é importante, já que a Bíblia diz, "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (1 Pedro 5:5), e "Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Lucas 14:11). Deus nos disse ao menos seis coisas sobre a humildade.

1. Humildade começa com um senso de subordinação a Deus em Cristo.

Não é o discípulo mais do que o mestre, nem é o servo mais do que o seu senhor.. (Mateus 10:24)

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus. (1 Pedro 5:6)

2. Humildade não sente direito de ter um melhor tratamento do que Jesus teve.

Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? (Mateus 10:25)

Portanto humildade não dá a ninguém mal por mal. Não é uma vida baseada nos direitos percebidos pelas circunstâncias da vida.

também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas; ... quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente. (1 Pedro 2:21-23)

3. Humildade afirma a verdade não para apoiar o ego com controle ou triunfos em disputas, mas como serviço a Cristo e amor ao adversário.

[amor] não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. (1 Coríntios 13:6)

O que vos [Cristo] digo em trevas, dizei-o em luz. . . . não temais.. (Mateus 10:27-28)

Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus.. (2 Coríntios 4:5)

4. Humildade sabe que é dependente da graça para todo o conhecimento e fé.

Porque quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias como se não o houveras recebido? (1 Coríntios 4:7)

recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma. (Tiago 1:21)

5. Humildade sabe que é falível, e então considera críticas e aprende com estas; mas também sabe que Deus proveu a convicção humana e que ele nos chama a persuadir outros.

Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido. (1 Coríntios 13:12)

o que dá ouvidos ao conselho é sábio. (Provérbios 12:15)

Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens.(2 Coríntios 5:11)

6. Humildade é crer de coração e confessar com os lábios que nossa vida é como um vapor, e que Deus decide quando nós morremos, e que Deus governa todos os nossos empreendimentos.

Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna. (Tiago 4:13-16)

John Piper

              Extraído do Devocional da Holy Bible da Your Version - Devocional de 15 dias acessado em Abril, 21 de 2015

terça-feira, 21 de abril de 2015

Sal, Sofrimento e Satisfação

Experimente esta interpretação do que significa para Cristãos ser sal.

Eu sugiro que ser salgado como um Cristão significa em sua raíz ser tão profundamente satisfeito por Cristo como nosso eterno galardão, que nós somos livres do medo e cobiça para nos voltar aos sacrifícios de amor, enquanto nos regozijamos na perseguição.
Vamos ver se isto funciona em 3 textos.

Mateus 5:11-13

bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. 13 Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.
O contexto imediato de "Vós sois o sal da terra" é "bem-aventurados sois vós quando vos perseguirem . . . Exultai e alegrai-vos . . . porque é grande o vosso galardão nos céus." Quando alguém vive desta forma, é tão absolutamente não-natural e incrível e maravilhoso, realmente isto parece delicioso. O sofrimento contente por amor de Cristo é surpreendente, espetacular, salgado.

Marcos 9:47–50

E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no Reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, ser lançado no fogo do inferno, 48 onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. 49 Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal. 50 Bom é o sal, mas, se o sal se tornar insulso, com que o adubareis? Tende sal em vós mesmos e paz, uns com os outros.
Jesus move o discurso de fogo do inferno para o dito "cada um será salgado com fogo." Eu tomo isto com este significado, todos encontrarão fornalhas de problemas e dores na vida, e esta experiência pode te fazer salgado. Isto te salga. Em outras palavras, visitações próximas à eternidade, onde você pode sentir o fedor das flamas do inferno e os aromas do paraíso podem encher você com uma incrível insatisfação com este mundo e uma profunda satisfação em Cristo como seu galardão eterno.
Verso 50a diz que isso é bom, e se você perder isto, você pode nunca mais tê-lo de volta. Então verso 50b diz, "Tende sal em vós mesmos e paz, uns com os outros." Poucas coisas contribuem para maior paz do que ser livre das necessidades pelas recompensas e afirmações deste mundo. Tais pessoas não retornam mal por mal. Elas exultam quando injuriadas. Elas são pacificadoras. E esta liberdade para amar vem do sal da satisfação no galardão de Jesus agora e na era porvir.

Colossenses 4:6

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
A questão aqui é: Como ser temperado com sal nos auda em "saber como nos convêm responder a cada um"? Como ser salgado faz você ter maior discernimento? Resposta: Se nós somos profundamente satisfeitos com Jesus como nosso galardão, e livres das ambições por aprovação e por recompensas na terra, então nossas faculdades de discernimento sobre o que é amável será menos obscurecida com distorções egoístas. Nós "saberemos" mais prontamente o que o amor requer, por que nós estaremos mais prontos para amar.

Conclusão


Esta é minha sugestão: ser o sal da terra e a luz do mundo significa que em sua raíz os Cristãos são tão profundamente satisfeitos por Cristo como seu eterno galardão, que nós somos livres do medo e cobiça para nos dirigirmos aos sacrifícios de amor, e somos aptos a nos regozijar na perseguição. Quando o mundo vê isto, eles vêem a glória de Cristo e experimentam o prazer satisfatório de quem ele é.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Salmo 135 e o Prazer de Deus em tudo que Ele Faz.

Salmo 135:1-6

           Louvai ao Senhor! Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor. Vós que assistis na Casa do Senhor, nos átrios da Casa do nosso Deus. Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. Porque o Senhor escolheu para si a Jacó e a Israel, para seu tesouro peculiar. Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses. Tudo o que o Senhor quis, ele o fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.

O salmo começa nos chamando para louvar o Senhor: Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor. Então, começando no verso 3 o salmista nos dá razões pelas quais nós deveríamos sentir o louvor se erguendo em nossos corações em direção a Deus. Ele diz, por exemplo (verso 3), " Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom." A lista de razões para louvores continua até chegar no verso 6, e este é o verso no qual eu quero focar:

Tudo o que o Senhor quis, ele o fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.

Salmo 115:3 diz a mesma coisa: Mas o nosso Deus está nos céus; e faz tudo o que lhe apraz..

Sempre com liberdade, nunca obrigado.

Este verso ensina que seja quando for que Deus age, ele age de uma forma que agrada a ele. Deus nunca é obrigado a fazer algo que ele odeia. Ele nunca é posto num beco sem saída onde seu único recurso é fazer algo que ele odeia fazer. Ele faz o que lhe apraz. E portanto, em algum sentido, ele tem prazer em tudo que ele faz.

Estes textos e muitos outros deveriam nos levar a inclinar-mos diante de Deus e louvar sua liberdade soberana — que em algum sentido em última instância ele sempre age com liberdade, de acordo com seu próprio "bel-prazer," seguindo os princípios de seus próprios deleites.
Deus nunca se torna a vítima da circunstância. Ele nunca é forçado a uma situação onde ele deve fazer algo em que ele não se apraz. Ele nunca é enganado. Ele não é preso em armadilha nem encurralado nem coagido.

Uma Oferta de Cheiro Suave

           Mesmo no ponto singular da história onde ele fez o que em um sentido foi a coisa mais dura para Deus de se fazer, "não poupar a seu próprio Filho" (Romanos 8:32), Deus estava em liberdade e fazendo o que lhe agradou. Paulo diz que o auto-sacrifício de Jesus na morte foi uma "oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Efésios 5:2). O maior pecado e a mais grandiosa morte e o ato mais duro de Deus foi agradável ao Pai.

E em seu caminho para o Calvário Jesus mesmo tinha legiões ao seu dispor. "Ninguém tira a minha vida de mim; Eu de mim mesmo a dou" — de seu bel-prazer, pelo gozo que lhe estava proposto. No ponto singular da história do universo onde Jesus pareceu apanhado em armadilha, ele estava com controle total fazendo precisamente o que lhe agradou — morrer para justificar pecadores como você e eu.

Então permaneçamos em temor e maravilhados. E tremamos por saber que não apenas nossos louvores à soberania de Deus mas também nossa salvação através da morte de Cristo dependem disto: "Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz."

John Piper

Extraído do Devocional da Holy Bible da Your Version - Devocional de 15 dias acessado em Abril, 20 de 2015


O que fazer se você acorda se sentindo frágil

     Há manhãs nas quais eu acordo me sentindo frágil. Vulnerável. É geralmente vago. Nenhuma ameaça específica. Sem uma fraqueza explícita. Apenas um senso sem forma de que alguma coisa vai dar errado e eu serei responsável. É comumente depois de um tanto de criticismo. Muitas expectativas que possuem prazos e que parecem muito grandes e muito numerosas.

  Enquanto olho para os 50 anos passados de tais manhãs que ocorreram com periodicidade, eu estou maravilhado de como o Senhor Jesus preservou minha vida. E meu ministério. As tentações de fugir das pressões nunca obtiveram vitória - não ainda pelo menos. Isto é maravilhoso. Eu adoro ele por isso.

  Como ele tem feito isso? Através de orações desesperadas e promessas particulares. Eu concordo com Spurgeon: Eu amo os "Eu serei" e "Eu irei" de Deus.

  Em vez de me deixar afundar em uma paralisia de medo, ou correr para uma miragem de gramas mais verdes, ele despertou um clamor por ajuda e então respondeu com uma promessa concreta.

  Aqui está um exemplo. Isto é recente. Eu acordei me sentindo emocionalmente frágil. Fraco. Vulnerável. Eu orei: "Senhor me ajude. Eu não estou nem ao menos certo de como orar."

  Uma hora depois eu estava lendo Zacarias, buscando a ajuda pela qual eu clamei. Ela veio. O profeta ouviu grandiosas notícias de um anjo sobre Jerusalém:

    Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão, nela, dos homens e dos animais. E eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória. (Zacaria 2:4-5)
Haverá tal prosperidade e crescimento para o povo de Deus que Jerusalém não poderá mais ser murada. "A multidão, nela, dos homens e dos animais" será tão numerosa que Jerusalém será como muitas vilas espalhando-se sem muros pela terra.

           Mas muros são necessários! Eles são a segurança contra hordas de bárbaros e exércitos inimigos. Vilas são frágeis, fracas, vulneráveis. Prosperidade é bom, mas e quanto a proteção?

  Para tal questionamento Deus diz em Zacarias 2:5, "E eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor." Sim. É isso. Esta é a promessa. O "Eu irei" de Deus. Isto é o que eu preciso. E se isto é verdade para as vilas vulneráveis de Jerusalém, é verdade para mim, um filho de Deus. Deus será como uma "muralha de fogo em redor de mim." Sim. Ele será. Ele tem sido. E ele será.

  E fica melhor. Dentro desta muralha flamejante de proteção ele diz, "e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória." Deus nunca está contente em nos dar a proteção do seu fogo; ele nos dará o prazer de sua presença.

  Isto foi doce para mim. Isto me carregou por dias. Eu levei isto comigo para o púlpito. Eu levei isto comigo para os encontros de família. Eu levei isto comigo para as reuniões de trabalho. Eu levei isto comigo para as ligações de telefone e emails.

  Esta tem sido minha libertação toda vez desde quando eu marquei a minha Bíblia King James - tradicional tradução inglesa da Bíblia - nos meus 15 anos. Deus tem me resgatado com clamores por ajuda e promessas concretas. Desta vez ele disse: "E eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória."

  Clame a ele. Então vasculhe a Bíblia pela sua promessa designada. Nós somos frágeis. Mas ele não.

  John Piper

  Extraído do Devocional da Holy Bible da Your Version - Devocional de 15 dias acessado em Abril, 18 de 2015



Ore e pondere a Si mesmo em sincronia com o senso de riqueza de Paulo

  Quando o apóstolo Paulo pensa sobre "riquezas" ou "prosperidade" o que vêm à mente dele? O que deveria vir à nossa? Onde nossos esforços em enriquecimento deveriam ser investidos?

  Aqui estão todos os usos da palavra favorita de Paulo para "riquezas" (Grego: ploutos.) Prove e veja pelo o que ele vive.

  * As riquezas da Sua benignidade, e paciência, e longanimidade. (Romanos 2:4)

  * As riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia. (Romanos 9:23)

  * Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! (Romanos 11:33)

  * Riquezas da sua generosidade. (2 Coríntios 8:2)

  * As riquezas da sua graça. (Efésios 1:7)

  * As riquezas da glória da sua herança nos santos. (Efésios 1:18)

  * As abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. (Efésios 2:7)

  * As riquezas incompreensíveis de Cristo. (Efésios 3:8)

  * As riquezas da sua glória. (Efésios 3:16)

  * O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4:19)

  * As riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; (Colossenses 1:27)

  * Enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus — Cristo. (Colossenses 2:2)

   * Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem po-nham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos (1 TImóteo 6:17)

  John Piper

  Extraído do Devocional da Holy Bible da Your Version - Devocioinal de 15 dias acessado em Abril, 16 de 2015



A Estupenda realidade de Estar "em Cristo Jesus"

     Estar "em Cristo Jesus" é uma estupenda realidade. É de tirar o fôlego o que significa estar em Cristo. Unidos a Cristo. Vinculados a Cristo. Se vocês estão "em Cristo" ouça o que isto significa para você:

  1 - Em Cristo Jesus você recebeu graça antes do mundo ter sido criado. 2 Timóteo 1:9, "e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos"

  2 - Em Cristo Jesus você foi escolhido antes da criação. Efésios 1:4, "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo."

  3 - Em Cristo Jesus você é amado por Deus com um amor inseparável. Romanos 8:38–39, "Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!"

  4 - Em Cristo Jesus você foi redimido e perdoado de todos os seus pecados. Efésios 1:7 "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas."

  5 - Em Cristo Jesus você é justificado diante de Deus e a justiça de Deus em Cristo é imputada a você. 2 Coríntios 5:21, "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que,  nele, fôssemos feitos justiça de Deus."

   6 - Em Cristo Jesus você se tornou uma nova criação e um filho de Deus. 2 Conríntios 5:17, "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." Gálatas 3:26, "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus."

7 - Em Cristo Jesus você foi assentado nos lugares celestiais mesmo enquanto ele viveu na terra. Efésios 2:6 "e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais,em Cristo Jesus ."

           8 - Em Cristo Jesus todas as promessas de Deus são Sim para você. 2 Coríntios 1:20, "Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim."

  9 - Em Cristo Jesus você está sendo santificado e feito santo. 1 Coríntios 1:2, "à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus."

  10 - Em Cristo Jesus tudo o que você realmente necessitia será suprido. Filipenses 4:19, "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus."

  11 - Em Cristo Jesus a paz de Deus guardará o seu coração e sua mente. Filipenses 4:7, " E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus."

  12 - Em Cristo Jesus você tem vida eterna. Romanos 6:23, "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor."

  13 - E em Cristo Jesus você será ressucitado dos mortos na vinda do Senhor. 1 Coríntios 15:22, "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados  em Cristo."


Como nós podemos vir a estar em Cristo?

  No nível inconsciente e decisivo é a obra soberana de Deus: "Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção." (1 Coríntios 1:30)

  Mas no nível consciente da nossa própria ação, é pela fé. Cristo habita em nossos corações "pela fé." (Efésios 3:17)

  A vida que vivemos em união com sua morte e vida nós vivemos "na fé do Filho de Deus." (Gálatas 2:20)  Nós estamos unidos em sua morte e ressurreição "pela fé." (Colossenses 2:12)

 Está é uma verdade maravilhosa. União com Cristo é o solo da alegria permanente, eterna, e é gratuita.

              John Piper

              Extraído do Devocional da Holy Bible da Your Version - Devocioinal de 15 dias acessado em Abril, 17 de 2015

O Segredo da alegria invencível

     Jesus revelou um segredo que protege nossa alegria da ameaça do sofrimento e da ameaça do sucesso. O segredo é este: Grande é a sua recompensa nos céus. E a soma desta recompensa é deleitar-se na completude da glória de Jesus Cristo (João 17:24).

  Ele protege nossa alegria dos sofrimentos quando Ele diz, Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus. (Mateus 5:11-12) .

  Nosso grande galardão nos céus resgata nossa alegria da ameaça da perseguição e injúrias. Ele também protege nossa alegria do sucesso quando Ele diz, Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus. (Lucas 10:20)

  Os discípulos estavam tentados a colocar a alegria deles no sucesso do ministério. "Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam!" (Lucas 10:17). Mas isto teria separado o deleite deles de sua única âncora verdadeira.

  Então Jesus protegeu a alegria deles da ameaça do sucesso ao prometer o grande galardão dos céus. Regozijem-se nisto: que os seus nomes são escritos no céu. Sua herança é infinita, eterna, certa.

  Nossa alegria é segura. Nem sofrimento nem sucesso pode destruir sua âncora. Grande é seu galardão no céu. Seu nome é escrito lá. Está seguro.

  Jesus ancorou a alegria dos santos que sofrem no galardão do céu. E Ele ancorou a alegria dos santos bem-sucedidos na mesma âncora.

  E assim Ele nos livrou da tirania das dores e prazeres mundanos.

  John Piper

  Extraído do Devocional da Holy Bible da Your Version - Devocioinal de 15 dias acessado em Abril, 10 de 2015


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Leia a Bíblia mais e mais

Não descanse em leituras passadas. Leia sua Bíblia mais e mais todo ano. Leia a Bíblia quer você queira ou não. E ore sem cessar para que a alegria retorne e para que os prazeres cresçam.
Três razões de que isto não é legalismo:
1.      Você está confessando sua falta de desejo como pecado, e suplicando como uma criança desamparada pelo desejo que você quer ter. Legalistas não clamam assim. Eles se maqueiam.
2.      Você está lendo por desespero pelos efeitos deste remédio celestial. Leitura da Bíblia não é uma cura para uma consciência má; é a quimioterapia para seu câncer. Legalistas se sentem melhor por que marcaram a tarefa como feita. Santos se sentem melhor quando a cegueira deles é retirada, e eles vêem Jesus na palavra. Vamos "cair na real." Nós estamos desesperadamente doentes com mundanismo, e apenas o Espírito Santo, pela palavra de Deus, pode curar esta doença terminal.
3.      Não é legalismo por que apenas pessoas justificadas podem ver a preciosidade e poder da Palavra de Deus. Legalistas se arrastam com suas Bíblias no caminho para a justificação. Santos sentam-se na sombra da cruz e suplicam por prazeres comprados por sangue.
Então vamos dar maior atenção para o Sr. Ryle e nunca nos cansarmos do lento e regular crescimento que vem do diário, disciplinado, crescente, caso de amor com a leitura da Bíblia.
Não pense que você não está recebendo bem algum da Bíblia, meramente por que você não vê este bem dia após dia. Os maiores efeitos não são de forma alguma os que fazem maior barulho, e são mais facilmente observados. Os maiores efeitos são geralmente silenciosos, quietos, e difíceis de detectar no momento em que estão sendo produzidos.

Pense na influência da lua na terra, e do ar nos pulmões humanos. Lembre como silenciosamente o orvalho cai, e como impercebivelmente a grama cresce. Deve haver muito mais coisas sendo produzidas em sua alma pela sua leitura Bíblica. (J. C. Ryle, Religião Prática (original em inglês Practical Religion), 136) (1)
(1) (1) Texto extraído na íntegra do Plano de Leitura Bíblia “Devocional” de 15 dias de John Piper. Fornecido por aplicativo HOLY BIBLE. Acessado em Abril, 15 de 2015

terça-feira, 14 de abril de 2015

Nós chegaremos inculpáveis no Dia de Cristo?

Nós Chegaremos Inculpáveis no Dia de Cristo?

Há uma santidade sustentada pela fé que Paulo quer que seus convertidos tenham no dia de Cristo — o dia de seu retorno, quando os mortos em Cristo ressuscitarão (1 Coríntios 15:23). Esta santidade (a qual ele também chama "ser imaculado" e "ser inculpável" e "ser irrepreensível" e "pureza") é certamente através da fidelidade de Deus, condicional à perseverança da fé e dependente da ação humana.

Convicção

Paulo é convicto de que Deus trabalhará esta fé perseverante e santidade em seus convertidos para o dia de Cristo. isto é parte da fidelidade de Deus.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará . (1 Tessalonicenses 5:23-24)
De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. (1 Coríntios 1:7-9)
Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo. (Filipenses 1:6)
Esta é a expectativa e confidência de Paulo por seus convertidos. Mas a convicção da perseverança deles na fé e da santidade deles não é automática. Isto é, não reside nos convertidos de forma que a fé e santidade deles sobreviverá sem a obra de Deus neles.
O convertido em Cristo como nova criatura (2 Coríntios 5:17) não contém o poder para perseverar. Melhor, a nova criatura possui a ligação com aquele que diariamente provê o poder para perseverar. E esta ligação é certa, diz Paulo, porque está sustentada decisivamente por Deus, não pelo homem. Este é o porquê Paulo insiste, "Deus é fiel; ele certamente o fará" (1 Tessalonicenses 5:24; cf. 1 Coríntios 1:9).

Contingência

Não obstante, ainda que seja certeza para todos que são novas criaturas em Cristo, Paulo diz aos crentes, "A vós também, [Cristo] agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé " (Colossenses 1:21-23)
A santidade que nós devemos ter no dia da vinda de Cristo é condicional a continuação na fé. Esta condicionalidade não contradiz a certeza. Deus é fiel; ele o fará. Mas nenhum crente deve pensar que ele estará pronto para encontrar Cristo se ele não "permanecer na fé."
A fidelidade de Deus é experimentada em seu contínuo despertar em nós da graça de continuar crendo. Ele nos mantém. E ele faz isto nos dando paixão para valorizá-lo e buscar santidade.

Agente

Paulo não simplesmente observa este movimento dinâmico à parte da vida de seus convertidos. Ele ora por eles. E o que ele ora é que eles venham a, de fato, ser puros e irrepreensíveis no dia de Cristo.
É certo que eles irão chegar a salvos na fé e santidade no dia de Cristo. Esta chegada é condicional à fé perseverante. E as orações de Paulo são o agente que Deus usa para trazê-los a salvo para casa.
E peço isto: que o vosso amor aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento. Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo. (Filipenses 1:9-11)
E o Senhor vos aumente e faça crescer em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos. (1 Tessalonicenses 3:12-13)

Por isso, deixemos a verdade da confiança de Paulo nos fazer confiantes. Deixemos que a condição nos faça sérios . E deixemos que a verdade do agente faça com que nos cerquemos de irmãos e irmãs de oração que intercedam pela nossa fé e santidade. (1)
(1) Texto extraído na íntegra do Plano de Leitura Bíblia “Devocional” de 15 dias de John Piper. Fornecido por aplicativo HOLY BIBLE. Acessado em Abril, 14 de 2015

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Esperança por mais do que amor incondicional

     Se você espera apenas por amor incondicional de Deus, sua esperança é grande, mas muito pequena.

  O amor incondicional de Deus não é a experiência mais doce do seu amor. A mais doce experiência é quando seu amor diz: "Eu fiz você tão parecido com meu Filho que eu me deleito em te ver e estar com você. Você é um prazer para mim, porque você está tão radiante com minha glória"

  Esta docíssima experiência é condicional à nossa transformação no tipo de pessoa cujas emoções e escolhas e ações agradam a Deus.

  Amor incondicional é a fonte e fundação da transformação que torna possível a doçura do amor condicional. Se Deus não nos amasse incondicionalmente, ele não penetraria nossas vidas, que não têm atratividade alguma, nem nos trazer à fé, nem nos unir a Cristo, nem nos dar seu Espirito, nem nos fazer progressivamente parecidos com Jesus.

  Mas quando ele incondicionalmente nos escolhe, e envia Cristo para morrer por nós, ele coloca em movimento um processo imparável de transformação que nos faz gloriosos. Ele nos dá um esplendor para combinar com seu tipo favorito.

  Nós vemos isso em Efésios 5:25-26.

  "Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela [amor incondicional], para a santificar . . . para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa" — a condição na qual ele se deleita.

  É indizivelmente maravilhoso que Deus incondicionalmente direcionaria seu favor a nós enquanto éramos ainda pecadores incrédulos. A razão definitiva de que isto é maravilhoso é que este amor incondicional nos traz ao eterno deleite da sua presença gloriosa.

 Mas o ápice deste deleitar-se é que nós não apenas vemos sua glória, mas também a refletimos. "para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele" (2 Tessalonicensses 1:12)

 Esta glória que nós temos no último dia é profundamente agradável a Deus. Este não será amor incondicional. Esta será a resposta de Deus quando ele tiver acabado de nos fazer "dignos da sua vocação e cumpra todo desejo da sua bondade e a obra da fé com poder" (2 Tessalonicensses 1:11). Então receberemos louvor de Deus (Romanos 2:29; 1 Coríntios 4:5)

  Então coloque sua esperança no amor incondicional da eleição de Deus. Mas não pare por aí. Permita que esta notícia gloriosa te lance na superior esperança de que este mesmo amor te fará digno de seu chamado, te glorificará, e te deixará apto a receber o louvor de Deus". (1)

(1) Texto extraído na íntegra do Plano de Leitura Bíblia “Devocional” de 15 dias de John Piper. Fornecido por aplicativo HOLY BIBLE. Acessado em Abril, 13 de 2015

11 Formas que Deus trabalha por nós

     Poucas coisas apenas me seguraram com maior alegria do que a verdade de que Deus ama mostrar sua Divindade ao trabalhar por mim, e que seu trabalhar por mim está sempre antes e embaixo e em qualquer obra que eu faço por ele.

  À primeira vista pode parecer arrogante da nossa parte, e diminuir Deus, dizer que ele trabalha por nós. Mas é apenas por causa da conotação de que eu sou um empregador e Deus precisa de um emprego. Esta não é a conotação quando a Bíblia fala sobre Deus trabalhar por nós. Como em: "... um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera." (Isaías 64:4)

  A conotação apropriada do dito Deus trabalha por mim é que eu sou falido e preciso de um resgate. Eu sou fraco e preciso de alguém forte. Eu ando em perigo e preciso de um protetor. Eu sou tolo e preciso de alguém sábio. Eu sou perdido e preciso de um Salvador.

  "Deus trabalha para mim" significa que eu não posso fazer o trabalho. E isto glorifica a ele e não eu. O Doador recebe a glória. O Poderoso recebe o louvor.

  Eu acabei de completar uma série no Twitter (@JohnPiper) celebrando alguns dos textos que expressam esta verdade. Aqui está uma lista resumida. Leia e seja livre do fardo de carregar sua própria carga. "Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá" (Salmo 55:22). Deixe-o fazer este trabalho.

1 - "nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera." (Isaías 64:4)

2 - "Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;" (Atos 17:25)
3 - "Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." (Marcos 10:45)

4 - "Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele;" (2 Crônicas 16:9)

5 - "Se eu tivesse fome, não to diria...; E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." (Salmo 50:12,15)

6 - "E até à velhice eu serei o mesmo e ainda até às cãs eu vos trarei; eu o fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei e vos guardarei." (Isaías 46:4)

7 - "... trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo." (1 Coríntios 15:10)

8 - "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam;" (Salmo 127:1)

9 - "Se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado." (1 Pedro 4:11)

10 - "Operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar." (FIlipenses 2:12-13)

11 - "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento." (1 Coríntios 3:6-7) (1)

(1) Texto extraído na íntegra do Plano de Leitura Bíblia “Devocional” de 15 dias de John Piper. Fornecido por aplicativo HOLY BIBLE. Acessado em Abril, 11 de 2015