terça-feira, 23 de junho de 2015

Se Deus é por nós

Ter na sua vida alguém que é continuamente por você ano após ano é conhecer o que significa ser profundamente amado.  Se você tem uma lista de pessoas que são por você, você é uma pessoa rica e abençoada!

A chegada de Jesus no mundo em carne e osso não marcou o início de Deus estar por nós.  A Sua chegada foi uma revelação de que Deus sempre foi por nós.  Deus tem sido por nós em Cristo desde antes da criação.  Jesus em carne e osso era simplesmente uma declaração mais clara que temos sido amados por Deus profudamente faz muito tempo!

Não ver Jesus sendo Deus por nós é trágico.  Não ver Jesus por nós é perder o melhor da vida e do amor.  Não entenderemos totalmente o poder de ter alguém por nós até recebermos Jesus como sendo Deus por nós.

Ser por pessoas foi escrito no nosso DNA por Jesus na criação mas precisamos que o amor de Jesus em carne e osso desperte este  DNA de  “ser pelos outros” e assim voltarmos a viver o nosso papel original no universo.

Quando Jesus nos manda amar os nossos inimigos Ele está  despertando a nossa natureza original.  Sendo que Ele nunca ficou contra nós, nunca deveríamos ficar contra os outros—inclusive os nossos inmigos.  Temos sido inimigos de Jesus mas Ele nunca tem sido o nosso inimigo.

Ter pessoas por nós faz de nós pessoas poderosas neste mundo.  Somente uma pessoa por nós no mundo faz uma grande diferença.

Agora imagine o que pode acontecer quando a pessoa mais importante do universo está dizendo em carne e osso e através de muito sangue  “Eu sempre fui e sempre serei por você!”  Imagine!

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Barulho ou voz?

“Meu mundo é mais barulhento do que nunca.”

Esta declaração descreve o seu mundo?  Você já viveu tempo suficiente neste mundo para perceber um aumento no barulho?

Se definir barulho como sendo qualquer coisa que ganha a nossa atenção e nos força a interpretar a sua mensagem, então o nosso mundo é mais barulhento do que nunca.  As tentativas de ganhar a nossa atenção e interpretar mensagens cresceram no mundo inteiro e não mostra nenhuma tendência de diminuir.  Barulho se tornou comum em todo lugar onde tem gente.

Para sobreviver e viver alegremente num mundo onde o barulho domina, teremos de definir e disciplinar a nossa audição e atenção.  Não podemos simplesmente deixar o barulho nos dominar.  Temos que vencer o barulho.

Para definir, disciplinar e vencer o barulho no seu mundo, identifique as vozes que têm lugar na sua vida.  Separe na sua mente voz e barulho. 

Primeiro, defina que voz é a voz que guiará a sua vida.  Uma vez escolhida, esta voz deve ter a sua atenção 24 horas por dia e 7 dias por semana.  Ponha esta voz na sua lista de favoritas e nunca ignore esta voz.  Para o discípulo esta voz é a voz de Jesus.

Agora faça uma lista das vozes neste mundo que querem o seu bem e a sua alegria.  Acrescente estas vozes à sua lista de favoritas.  Quando uma voz nesta lista chama a sua atenção, ouça.  Esta lista talvez seja curta no início mas com o tempo pode crescer.  É ouvir a voz de Jesus e as vozes desta lista de vozes favoritas que vence o barulho do mundo.

O segredo de viver bem neste mundo barulhento é dar a sua atenção às vozes que querem o seu bem e a sua alegria.  Ouça estas vozes do bem e ignore as chamadas do barulho.  Assim o seu mundo será bem mais tranquilo e feliz.

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

terça-feira, 16 de junho de 2015

Toda canção é espiritual?

O que me chama a atenção nestes dias é como temos convivido como uma enxurrada de músicas que são aplaudidas, artistas “gospel” venerados que muitas vezes arrebanham multidões e multidões a estádios. Porque falo o que me chama a atenção?

Esquecemo-nos de analisar cada letra de música que é lançada ou produzida por artistas que nascem repentinamente. Muitos vão atrás do som bonito que é produzido por uma bateria, guitarra, baixo, teclado entre outros, estamos focados na harmonia, melodia, no balanço que é produzido e não analisamos as letras que muitas, mas muitas da vezes, não produzem uma espiritualidade necessária que leve o ouvinte a um arrependimento, a um relacionamento sem barreiras com Deus, letras em que o ouvinte é tocado por tudo, mas infelizmente não é tocado por Deus.

Não estou dizendo que estou contra os artistas gospel, musicas gospel ou qualquer arte que envolva o “gospel”. Apenas estou mencionando que muitas musicas não tem a espiritualidade necessária que conduza o amante desta a uma reflexão do seu chamado, vocação e inclusive a um despertar que leve outros para Cristo. Se não tem espiritualidade não tem missão. Se não tem teologia na hora de compor uma canção, o alvo, ou o fim proposto daquilo não é válido.

Tudo que não converge para Jesus para nada serve. Tudo que não exalte o nosso Deus dignamente, dentro de uma doutrina bíblica, para nada serve. Hoje encontramos milhares e milhares de canções que levam as pessoas ao individualismo e raramente ao comprometimento em servir e apoiar ao próximo como Jesus ensinou muito bem. Muitas canções levam as pessoas a estarem envolvidas mais com o sucesso e a vitória do que com capacitar e habilitar os ouvintes para o dia que chega, que é mal. Paulo orienta muito sobre isto. Vencer a tentação, a prova, a batalha não para obter um sucesso, mas Paulo fala isto para que todos possam entender que tudo que ele passava era porque era se pregado o nome de Jesus em sua essência. Missões eram feitas em sua essência, libertações aconteciam não porque somos merecedores ou seremos vencedores, mas era porque a Palavra de Deus era pregada em sua essência.

Hoje queremos a nossa vitória e inúmeras canções falam e dão receitas para que isto aconteça. O problema disto é que resolvemos provisoriamente a questão do ser humano imediatista e no próximo momento surge uma dificuldade, e tudo o que se conseguiu foi algo que fugiu de suas mãos porque não era eterno. Mais uma vez cito a pessoa de Paulo. Tudo o que Paulo fez refletia a imagem de Jesus Cristo e pessoas eram transformadas. Tudo o que Jesus fez refletia a imagem do Pai.

Sempre que buscamos canções que falam o que queremos ouvir é como se tornássemos a bíblia e lêssemos apenas versículos que massageiam o nosso ego e a nossa carne. As letras de várias canções precisam ser analisadas dentro da Espiritualidade Bíblica e também dentro da percepção missionária que conduz o cristão a entender o seu chamado.

Que Deus abençoe a sua vida.
Pr. Dinei Morais
Igreja Ágape de Atibaia

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Igualdade Cristã

É possível que cada cristão que vive neste exato momento, no mundo inteiro,  seja capaz de viver uma experiência de cristianismo verdadeiro  e igualitário, como podem viver todos os outros cristãos do mundo?
Jesus teria deixado neste mundo um sistema de discipulado que depende da qualidade de recursos, vantagens culturais e vantagens de vida para se desenvolver plenamente?

A maneira que respondemos estas perguntas é incrivelmente importante.  As respostas vão determinar como enxergamos a qualidade da vida cristã que está ao alcance de todos os nossos irmãos espalhados ao redor do mundo.

Dependendo da nossa resposta, vamos ver certas pessoas como tendo grande facilidade para ter a vida cristã inteira ou uma impossibilidade para tê-la.  Podemos até ser levados a crer que a nossa única saída para alcançar a alta qualidade de vida cristã seria imigrar para um lugar mais privilegiado em termos cristãos.

Todo Cristão que vive neste planeta, neste momento, pode e deve viver a mesma qualidade de vida cristã que eu ou qualquer outro cristão. Pode e deve, porque viver a  experiência cristã  verdadeira é cooperar continuamente com Cristo que habita em todos.

Jesus não criou um sistema de discipulado que divide a experiência cristã em: alguns que têm muita chance de vivê-la e alguns que têm pouca chance.  Ele não deixou nenhum sistema de desigualdade. Ele deixou a sua presença, que é o cristianismo, em todos nós, pelo Espírito, momento a momento, 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Devemos sentir uma profunda tristeza quando os nossos irmãos em Cristo vivem sem liberdade neste mundo.  Devemos sentir profundamente comovidos e inspirados a agir para aliviar os seus sofrimentos.  Sentir as suas dores é correto, mas duvidar da qualidade de vida cristã que estão vivendo é subestimar quem eles são em Cristo e o que significa ter Cristo habitando neles em qualquer situação ou em qualquer lugar do mundo.

Achar que um cristão num lugar de pobreza ou perseguição jamais vai viver uma qualidade plena do cristianismo que podemos viver com as nossas liberdades ou vantagens é revelar que não conhecemos a qualidade dos nossos irmãos que sofrem e duvidarmos da qualidade de Quem habita neles.

Existe uma verdade sobre todo cristão:
Para viver o cristianismo verdadeiro não importa onde um cristão vive, o que importa é que Jesus vive nele.

Chore pelos sofrimentos dos seus irmãos em Cristo ao redor do mundo mas nunca pense que eles não podem viver a mesma qualidade de vida cristã que você vive.   Jesus vive neles!  Eles não precisam imigrar para um lugar melhor para viver tudo que a vida cristã é.  A Vida cristã inteira que já existiu ou vai existir vive neles agora mesmo.

Sem igualdade em Cristo não existe o cristianismo de qualidade.

João 15:5  “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto, pois sem Mim nada podeis fazer.”
Col.3:11  “Nesta nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.”

Carlos McCord

Presidente do Ministério Permanecer

A Sala de Aula

“Ó Deus, o Senhor nos ensina o Seu caminho através de Cristo e da catástrofe.” E. Stanley Jones

Tudo que o ser humano vive no seu dia a dia é a sala de aula que Deus criou para ensinar o caminho aos homens.  As experiências de cada dia nos ensinam o que combina com as intenções do Criador e o que não combina com as Suas intenções.  O que dá vida e amor é o caminho.  O que espalha medo e morte não é o caminho.

E para ter certeza que a gente conseguisse perceber claramente o caminho, Ele mandou viver entre nós Jesus, O Caminho. Jesus nunca pecou contra as intenções do Pai.  Ele nunca saiu do caminho.  Jesus não foi a causa de nenhuma catástrofe humana.  Ele somente criou, deu vida e deu amor.
Tem sistemas e comportamentos humanos que combinam com as intenções do Criador.  Tem sistemas e comportamentos humanos que não combinam.  Ninguém pode dizer que não tinha como descobrir o que combina e o que não combina com o Criador. Todo ser humano está matriculado, na hora de nascer,  no curso “O Caminho”.

Cada catástrofe causada pelos homens e seus sistemas ensina o que não combina com o Criador.  Está escrito no nosso DNA como seres humanos o que combina com o Criador. Por isso a nossa própria consciência nos acusa até o dia que a nossa consciência desliga de vez porque foi continuamente ignorada.

Quando Jesus faz conexão eterna com o nosso espírito pelo Espírito Santo, o Pai cria dentro do discípulo uma nova sala de aula que é a mais íntima revelação do que combina com as intenções do Criador.  Através da presença perfeita de Cristo em nós a gente começa a realmente perceber o que é o caminho; porque O Caminho habita em nós momento a momento.

Nesta nova sala de aula interior percebemos as catástrofes que nos cercam causadas pelos sistemas e comportamentos humanos. Percebemos onde a gente ainda está causando catástrofes e cooperando com catástrofes.  Perdemos a paz interior se causarmos ou cooperarmos com o que não combina com Jesus, O Caminho. Por causa da presença de Jesus em nós pelo Espírito, não podemos mais ignorar as catástrofes que nós causamos ou nas quais participamos.

Ficar tão ciente dentro de nós da presença de tantas catástrofes como as catástrofes do medo, do egoísmo, da ira, da desigualdade, é chocante.  Se não fosse a presença graciosa do Caminho, Jesus, em nós, não aguentaríamos perceber como estamos tão longe das intenções do Pai.  Somente Jesus em nós pode nos ensinar e nos convencer que é o desejo do Pai nos dar o Reino das suas intenções. Somente Ele pode nos acalmar, restaurar vida e amor e nos manter no Caminho.

Nesta nova sala de aula na nossa vida interior onde Jesus habita, Deus está nos aperfeiçoando.  Ele permite que a gente veja e viva, dia a dia, no meio de catástrofes por fora e a paz de Jesus por dentro.
Jesus não nos tira das catástrofes.  Ele tira a catástrofe de dentro de nós.

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo vocês terão aflições; (catástrofes) contudo, tenham ânimo!  Eu (O Caminho) venci o mundo”.  João 16:33

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo”.  Col. 3:15

“Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar. Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dEle recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como Ele os ensinou."  1 João 2:26-27

Carlos McCord

Presidente do Ministério Permanecer

terça-feira, 9 de junho de 2015

A Vantagem da Sabedoria

Provérbios 4:10-19

Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa. Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver.

Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado. Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém. Porque para eles a maldade e a violência são comida e bebida.

A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.

Deus abençoe a sua vida

Pr. Dinei Morais
Igreja Ágape de Atibaia

Texto extraído do boletim da Sociedade Bíblica do Brasil, acessado em Abril, 30 de 2015.

Jesus, Que bom que o Senhor habita em mim

Durante os últimos 20 anos tenho iniciado todo dia encontrando a presença de Jesus em mim, afirmando a presença de Jesus em mim e celebrando a presença de Jesus em mim. Estas lindas palavras escritas pelo autor C.S. Lewis, certamente fizeram parte do desenvolvimento desta disciplina espiritual na minha vida:

"É por isso que o verdadeiro problema da vida cristã se apresenta num contexto em que geralmente não esperamos encontrá-lo: apresenta-se no momento mesmo em que você acorda de manhã. Todos os seus desejos e esperanças para aquele dia avançam em sua direção como bestas selvagens. E, a cada manhã, sua primeira tarefa é, simplesmente, a de repeli-los; é a tarefa de ouvir aquela outra voz, assumir aquele outro ponto de vista, abrir caminho para aquela outra vida, uma vida maior, mais forte e mais silenciosa. E assim também no restante do dia: distanciar-se de todas as suas manhas e ressentimentos naturais; sair do vendaval.

No começo, só nos é possível fazer isso por alguns instantes. Mas, a partir desses instantes, esse novo tipo de vida se dissemina pelo nosso organismo: pois agora deixamos que Ele trabalhe sobre a parte correta do nosso ser. E é essa a diferença que existe entre uma tinta, que se deposita simplesmente sobre a superfície e um pigmento ou tintura que penetra no fundo.

As palavras dEle nunca foram vagas e idealistas. Quando disse "Sede perfeitos", Ele estava falando sério. Queria dizer que temos de fazer o tratamento completo. Não é fácil: mas a solução de meio-termo pela qual ansiamos é muito mais difícil - na verdade, impossível.

Pode ser difícil para um ovo transformar-se numa ave; mas seria muitíssimo mais difícil aprender a voar sem deixar de ser ovo. Atualmente, nós somos como ovos. O problema é que ninguém pode continuar sendo um simples ovo para sempre. Ou o pássaro quebra a casca ou o ovo gora."  C.S. Lewis - Cristianismo Puro e Simples - pg. 68. 

Nunca inicie o seu dia sem achar a perfeita presença de Jesus em você. Afirme esta vida e celebre esta vida.

Tem sido a minha experiência que o ato simples de colocar a minha mão sobre o meu coração na hora de acordar e falar:  “Jesus, que bom que o Senhor habita em mim!”  é o ponto de partida correto para cada dia.  É hora de voar!


Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Venha, Espírito Santo!

Um dos pedidos mais comuns durante cultos de adoração é: “Venha, Espírito Santo!”
Este pedido está repleto de boas intenções, mas não é um pedido bem centrado.

Se o Espírito Santo ainda não está no centro da nossa vida interior não somos de Cristo!

Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. Romanos 8: 9-11

Quando começamos os nossos pedidos sem perceber que tudo que precisamos já habita em nós, começamos a procura do que nos falta em outros lugares.  Somos o Santuário da Trindade.  Toda a vida cristã que existe e toda a vida cristã que vamos viver já habita em cada um de nós.

Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.  Col. 3:11

Talvez uma  oração mais centrada seja assim: “Espirito Santo, inspire!”  ou “Espirito Santo, encha!”  Continuar pedindo que alguém chegue, quando ela já chegou, parece muito perto de ofender quem já chegou!.

Pr. Carlos McCord
Presidente Ministério Permanecer

O Centro e a Circunferência

Alguém disse certa vez que existem duas coisas importantes nas nossas vidas:
O que é o nosso centro?  O que é a nossa circunferência?  Se tivermos um centro inadequado ou fraco descobriremos que a circunferência da nossa vida nos limita e nos deixa exaustos.  Os problemas do nosso dia a dia revelam a circunferência da nossa vida e a qualidade do nosso centro.

É por esta razão que Jesus tem que ser o centro da nossa vida. Ele tem que ser o nosso ponto de partida de cada dia.  Quando Jesus é o nosso centro iniciamos tudo na abundância e não na escassez.  Assim, enfrentamos os nossos problemas indo na direção da vontade do Pai.  Com Jesus como o centro não tem circunferência ou fim.

Quando encontramos uma pessoa cuja centro é Jesus não encontramos uma pessoa sem problemas.  Encontramos uma pessoa que sempre está vendo Jesus como o caminho de volta ao Pai.  Esta pessoa não vê um fim.  Ela vê a vontade do Pai que não tem limite.  Assim ela vence os problemas, um dia de cada vez, porque o seu centro é Jesus.

As palavras:“não seja feita a minha vontade, mas a tua” de Lucas 22:42, são palavras de uma pessoa cuja circunferência era a vontade do Pai.  Nem a morte pode ser a circunferência para uma pessoa assim.  O Apóstolo Paulo disse “porque para mim o viver é Cristo e morrer é lucro”.  Jesus foi o seu centro e ele aprendeu que podia fazer tudo por causa do poder deste centro.


Sem Jesus como seu centro os problemas do seu dia a dia vão colocar você perante os limites da sua circunferência.   Com Jesus como o seu centro, você não tem limite ou circunferência por que a vontade do Pai é sempre maior e melhor cada dia em Jesus.

Pr. Carlos McCord
Presidente Ministério Permanecer