quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A vida de Jesus antes e agora.

Alguém já viveu uma vida melhor do que Jesus viveu?  Já apareceu no mundo uma vida mais generosa?  Alguém conseguiu trazer um ensino maior ou melhor do que Jesus?  Existe uma outra história de amor e perdão que chega perto do amor e perdão de Jesus.

Quem no planeta, antes ou agora, chegou perto de Jesus?

Se cada pessoa gastasse um ano meditando na história de Jesus ela teria facilidade em ignorá-lo?  Se estudasse no ano seguinte uma outra pessoa famosa acharia ela igual?

Se alguém vivesse todos o mandamentos e ensino de Jesus no mundo atual acharia os mandamentos e ensino ainda relevantes?  O seu ensino e vida continuam inspirando o comportamento humano que tanto desejamos?

O chamado de Jesus de amar os nossos inimigos continua sendo revolucionário hoje?   As suas palavra ainda nos fazem mais humanos e amorosos?

Tem alguém antes ou agora que ofereça mais do que Jesus?  Tem aqueles que dizem que o cristianismo já teve o seu dia antes, mas agora não.  Podem dizer a mesma coisa a repeito de Jesus?

Jesus é a humanidade e a divindade que sonhamos em conhecer e viver.  Crer nele é dizer que a humanidade e a divindade que queremos existe.  Viver Jesus agora é convidar a humanidade a crer que existe sim o amor humano e divino.

A melhor vida que alguém viveu neste mundo foi a vida de Jesus.  E esta vida ainda vive em cada discípulo!  Jesus estava aqui antes e está aqui agora.  Viva o Jesus de antes agora.

“Cristo em nós a esperança da glória.”
“Porque para mim o viver é Cristo.”
“Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”

“Cristo é tudo e está em todos.”


Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Uma Igreja Operante

Damos, sempre, graças a Deus por todos vós […] e, sem cessar, recordando-nos […] da operosidade da vossa fé… (1 Tessalonicenses 1:2-3).

Minha mulher, Shirley, e eu fizemos um cruzeiro pelos fiordes da Noruega na comemoração de nosso 50º aniversário de casamento. Viajando em direção ao norte, paramos em numerosas cidadelas e vilas, frequentemente visitando igrejas. Dentre elas havia uma igreja do século 12 que nossa guia descreveu orgulhosamente como “uma igreja ainda operante”. Perguntei-lhe: “O que você quer dizer com isso?”. Ela se referiu aos dias da igreja estatal, quando os pastores indicados pelo estado simplesmente recebiam seu salário, mas nenhum ia aos cultos. Mas, esta igreja vinha realizando fielmente cultos de adoração e servindo ativamente ao Senhor há quase mil anos! Imediatamente pensei nas sete igrejas do livro de Apocalipse 2 e 3, para as quais Jesus disse: “Conheço as tuas obras…” (2:2,9,13,19; 3:1,8,15).

Além disso, a igreja de Tessalônica foi recomendada pelo apóstolo Paulo pela “…operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 1:3).

Também pensei em minha igreja em meu país. Durante mais de 130 anos ela tem sido fiel em anunciar o evangelho e cuidar de sua congregação e comunidade. Ela é, verdadeiramente, uma “igreja operante”. Que privilégio temos se fazemos parte de um corpo local de cristãos no qual podemos crescer e servir ao nosso Senhor! A igreja é um corpo vivo e precisa ter peças que funcionem. David C. Egner 

Pr. Dinei Morais
Igreja Ágape de Atibaia

Texto extraído do Plano de Leitura Bíblica Youversion “Amar, como Deus nos ama! Servir, como Jesus serviu!


terça-feira, 6 de outubro de 2015

Uma vida centrada em Cristo

“Porque para mim o viver é Cristo…” Fil. 1:21

O que é o centro de uma vida cristã bem vivida?
O centro é conhecimento Bíblico?
O centro é pensamento cristão bem organizado?
O centro é disciplinas espirituais?
O centro é princípios de vida que combinam com a razão da existência?
O centro é uma paixão pela justiça social?
O centro é separação interior do mundo visível?
O centro é a negação de nós mesmos?
O centro é a causa de Jesus?
O centro é a igreja que frequento?

O centro da vida cristã é uma pessoa.  O centro da vida cristã bem vivida é cooperação contínua com o Espírito de Cristo que é a vida cristã que habita em cada discípulo.  O centro da vida cristã bem vivida é Cristo em nós a esperança da glória. Cristo em nós é viver.

Como discípulos perdemos o caminho quando o centro do nosso viver não é Cristo.  Perdemos o caminho e a circunferência do nosso amor encolhe.  A glória de Deus revelada através de nós depende do nosso centro ser Jesus Cristo.

A vida cristã bem vivida é viver bem Jesus Cristo.

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Ache o Santuário. Use o Santuário

"Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo."  I Cor. 6:17-20

Todo discípulo pode experimentar uma paz profunda na sua vida interior porque todo discípulo é o santuário do Espírito Santo.  Sendo o santuário onde o Pai, Filho e Espírito fizeram morada o discípulo pode permanecer em Cristo e assim viver em paz e dar muito fruto do amor divino.

Infelizmente, a maioria dos discípulos gasta a maior parte do seu tempo buscando um santuário no mundo visível.  Eles buscam criar exterioramente o que já existe abundantemente dentro deles.  Vivendo assim eles usam raramente o santuário divino que são.  O  resultado é a incapacidade de viver em paz e amar como Jesus ama.

Sem a paz de Deus no centro do nosso ser não somos úteis para nós mesmos ou para as outras pessoas ao nosso redor.  Somente usando o santuário da presença de Deus em nós podemos parar de abusar de nós mesmos e de outras pessoas.  O amor para quando abandonamos o santuário interior.

Achando e vivendo deste centro divino do Espírito significa abrir mão do mundo visível como o nosso refúgio ou santuário.  Usando o santuário, Cristo em nós, pelo Espírito se torna a nossa vida, o nosso tesouro e nosso amor.  Neste santuário que somos recebemos inspiração diária para ver, ouvir, amar e viver Jesus.  A Trindade aperfeiçoa o nosso amor no santuário e nos envia de volta para o mundo um dia de cada vez para amar com o amor de Cristo.

Abra mão deste mundo e use o santuário que você agora é.  Entre e descubra a paz e o amor que jorra em você 24 horas por dia e 7 dias por semana. Beba à vontade!

No início deste uso da sua vida interior como o santuário do Espírito de Cristo pode dar somente um resultado momentâneo.  Não desanime, volte muitas vezes durante o dia para experimentar a paz o e amor de Deus. 

Comece o seu uso do santuário com uma pequena frase como  ‘Jesus que bom que o Senhor habita em mim!”  ou  “Sou somente Teu!”.   Com este uso do santuário você conecta com a paz e o amor da Trinidade.  Assim o amor fluirá de você em paz.

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

O confronto que virá

Imagine que você passou sua vida inteira aperfeiçoando o seu conhecimento de uma teologia milenar.  Você não somente estuda detalhadamente o material, você cuidadosamente vive a teologia, cada dia tentando alcançar a vida eterna.

De repente aparece um homem dizendo coisas que não cabem na sua teologia e este homem está ganhando cada vez mais atenção e discípulos.  Sua curiosidade e preocupação levam você a achar este homem para confrontá-lo.

Quando você finalmente tem sua oportunidade de confrontá-lo abertamente, ele fala estas palavras a respeito da sua teologia.

Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.” Jesus- João 5:39-40

Considerando a história longa e profunda da sua teologia e a idade deste homem, você poderia ver neste ser humano o destino da sua teologia e a vida eterna?

Cada ser humano tem uma teologia. Até não ter nenhuma teologia é uma teologia!  Um dia todos nós teremos o nosso momento face a face com Jesus com a nossa teologia.  Prepare-se agora para este momento olhando bem para Jesus.

Aceite o fato que Jesus é o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai a não ser por Ele.  Teologia que não vê o Pai em Jesus é uma teologia que não vai aguentar o confronto na presença de Jesus.

“Quem me vê, vê o Pai.”
Jesus- João 14:9
Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Jesus a essência do discipulado

Jesus em nós, pelo Espírito, é a essência do discipulado. Somente através de Jesus em nós, pelo Espírito, existirá e será formado tudo que Deus quer para nós e quer de nós. 

Nenhuma outra pessoa ou sistema pode ser a fonte, mediador, solucionador ou mantenedor do que Deus quer realizar em nós e através de nós.  É Jesus ou nada no cristianismo, porque Jesus é o cristianismo inteiro. Não é Jesus+...  É Jesus! 

“Sem Mim nada podeis fazer”  João 15:5
“Porque para mim o viver é Cristo.”  Fil. 1:21
“Cristo em nós a esperança da glória.”  Col. 1:27
“Cristo é tudo e está em todos.”  Col. 3:11

O Apóstolo Paulo enfrentou uma crise de discipulado e união na igreja de Corinto. A igreja estava experimentando tudo, menos, união e discipulado.  Para deixar muito claro onde deveria ficar o foco da igreja para restaurar o discipulado e união, Paulo faz esta declaração:

"Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Cristo e Cristo crucificado.”  I Co. 2:1-2.

Faço este desafio para todos que querem ver onde deveríamos focar a nossa atenção para acalmar crises de união e discipulado.  Leia Col. capítulo 1 e anote cada vez que Jesus é mencionado pela inspiração do Espírito Santo.  Cada vez que você vê  “Cristo” , “Cristo Jesus”, “Jesus Cristo”, “O Senhor”, “Filho”,  “Ele”,  “Nele”,  “Dele”, “Seu” “Primogênito”, "O”, “Sua” leia: Jesus.   Lembre-se que foi o Espírito Santo que inspirou o Apóstolo Paulo a focar exclusivamente em Jesus porque a igreja em Colossos também estava em crise.

Se crermos que a Bíblia é inspirada por Deus pelo Espírito, devemos entender que Jesus é o foco porque Ele é realmente o Caminho, a Verdade e a Vida.  Ninguém vem ao Pai a não ser por Ele.  Quer resolver inteiramente o seu relacionamento com o Pai?  É Jesus e ninguém mais que levará você a viver plenamente esta reconciliação.

Não deixe ninguém ficar entre você e Jesus em nome da união e do discipulado. Quem realmente ama você e quer ver você 100% resolvido com Deus, nunca tirará o seu foco de Jesus.
 
"Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um." I Cor. 3:5

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer