quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Andar no Espírito


Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.  
Gálatas 5:16

Para viver no Espírito serei levado pelo Espírito a apreciar tudo que Jesus é na minha vida e no mesmo momento serei levado pelo Espírito a admitir o que nada sou sem Jesus.

Enquanto vivo no Espírito, serão reveladas a mim estas verdades:

Jesus é tudo.  Sem Jesus eu nada sou.
Jesus tem tudo. Sem Jesus eu nada tenho.
Jesus sabe tudo. Sem Jesus eu nada sei.  
Jesus pode tudo.  Sem Jesus eu nada posso.

Enquanto o Espírito me convence que Jesus é tudo, ando no Espírito.  Enquanto admito que eu sou nada sem Ele, o Espírito fica livre para fazer Jesus tudo em mim. Jesus sendo tudo em mim, sou transformado na pessoa que o Pai sempre queria que fosse e a pessoa que pensei que nunca poderia ser.

Enquanto eu ando no Espírito eu experimento comunhão com o Pai, Filho e Espírito Santo.  Nesta comunhão na graça de Deus em Cristo eu sou, eu tenho, eu sei e eu posso.  Começando com nada, Deus me dá tudo em Cristo pelo Espírito. Assim sou uma nova criação em Cristo.

Pelo Espírito sei que Jesus é tudo que o Pai é para mim.  Pelo Espírito sei que Jesus é tudo que o Pai tem para mim.  Pelo Espírito sei que Jesus é tudo que o Pai sabe que posso ser.  Pelo Espírito sei que Jesus é tudo que o Pai sabe que posso fazer.

Vida pura em Jesus é andar no Espírito e receber tudo de graça do Pai!

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Discipulado


Sem Jesus não tem discipulado.  Este fato singular deveria guiar todas as nossas tentativas de discipular pessoas que recebem Jesus como Salvador.

Jesus fez de si mesmo o assunto central do seu ensino.  Tudo que Ele falou levará o ser humano até Ele porque Ele é o caminho, a verdade e a vida.  Sem Ele ninguém chegará de volta ao Pai.

Em João 15: 1-8  Jesus descreve a vinha do Pai.  Neste ecossistema espiritual o lugar essencial da Videira verdadeira fica bem claro.  Para não deixar nenhuma dúvida Jesus inclui nas suas palavras sobre a vinha do Pai esta declaração:  Sem mim nada podeis fazer.

No ecossistema do amor do Pai Jesus é central.  Se Ele não estiver continuamente presente e ativo não haverá discipulado.

Imagine um lindo ecossistema criado para uma vinha onde tudo está perfeitamente presente e ativo menos a videira.  Então, não terá uvas, suco ou vinho.  Esta centralidade da videira não diminui a beleza das outras partes do ecossistema.  Estabelece a razão do ecossistema.

No plano de Deus todas as outras partes do ecossistema existem para que Jesus possa se manifestar como sendo tudo que o Pai quer e o Espírito entrega.

Um sistema de discipulado que não começa e termina em Jesus é como querer uvas, suco e vinho sem ter a parte central, a videira, presente e ativa.

Discipulado é Jesus presente e ativo no meio de todas as outras coisas lindas que apoiam o ecossistema do amor do Pai.
Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Vivendo no ambiente de Jesus

Os discípulos de Jesus se encontraram numa situação difícil porque um vento foi contra o progresso deles.  Imagine você no barco com eles, enquanto lê este trecho em Marcos 6:45-51.

Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.  Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar. Ao anoitecer, o barco estava no meio do mar, e Jesus se achava sozinho em terra.  Ele viu os discípulos remando com dificuldade, porque o vento soprava contra eles. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar; e estava já a ponto de passar por eles.  Quando o viram andando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma. Então gritaram,  pois todos o tinham visto e ficaram aterrorizados. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!”  Então subiu no barco para junto deles, e o vento se acalmou; e eles ficaram atônitos.


O poder coletivo deste grupo não conseguiu superar o efeito do vento contrário.  O ambiente estava contra eles e impedia este progresso.  Ainda assim, tudo mudou quando Jesus entrou no barco com eles.  Como diz o velho cântico “Com Cristo no barco tudo vai muito bem.”

Jesus trouxe com Sua presença um ambiente que faz possível o progresso.  Ele trouxe o Reino de Deus onde a vontade de Deus pode ser feita. E foi a vontade de Deus que chegassem ao outro lado do mar.

Ambiente importa.  Dependendo do que a gente está tentando fazer, o ambiente que nos cerca ajuda ou impede.  Se não crer neste fato, fale com alguém vivendo no meio de corrupção e pergunte se este ambiente faz diferença.  Se ainda não crer que o ambiente importa, fale com alguém que vive cercado por um governo que oprime, se o ambiente exterior importa.  Ter o vento contra você, importa.

É por isso a frase “Cristo em nós” é tão importante na experiência crista.  A presença de Cristo em nós cria e mantém em nós um ambiente que é maior do que qualquer vento lá fora.   Em qualquer circunstância exterior o cristão pode viver num ambiente chamado o Reino de Deus por dentro.  Por isso o cristão pode fazer a vontade de Deus em qualquer circunstância.

Todo cristão deveria viver interiormente com o apoio do poder do vento do Espírito de Cristo. O Espírito sempre nos dará poder para avançar e fazer a vontade do Pai.

Nenhum vento deste mundo pode parar o progresso da vontade de Deus revelado em Cristo e que vive em nós pelo Espírito.  Com o Espírito de Cristo em nós tudo vai muito bem!

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Um tempo de crise

Enfrentaremos crises no caminho porque a alma do cristão pode se acalmar, crescer e amar num tempo de crise.  As nossas almas crescem na crise se cooperamos com Jesus durante a crise.  Se não, as nossas almas ficarão mais confusas e deprimidas durante a crise.

Viver neste mundo significa enfrentar crises.  Pensar que existe um lugar sem crise é viver uma ilusão.  Eventualmente esta ilusão se revela como a mentira que é.  Não existe um santuário de segurança neste mundo. Mas, existe  o santuário da presença de Cristo em nós onde estamos agora mesmo.

Para vencer as crises deste mundo temos que viver  do centro do nosso ser e confiar que Deus cuidará da circunferência da nossa experiência no mundo.  Jesus nos disse em Mateus  6: 33-34…   
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

Esta é palavra final para o cristão em todo lugar e em qualquer crise.

Para buscar o reino de Deus nós temos que viver com o nosso espírito unificado debaixo do controle de Jesus.  Jesus tem que ter controle absoluto sobre a gente, na fonte das nossas intenções, o espírito.  Se não entregarmos o nosso espírito por completo a Jesus o controle ainda estará nas nossas mãos.  Quando Jesus tem controle do nosso espírito tudo que Ele é começará a enfrentar a crise através de nós.

Uma oração simples, sincera e permanente como “Jesus, sou somente Teu” é suficiente para nos unir com Jesus no centro.  Esta declaração será nossa postura permanente com crise ou sem crise.

Deste centro unificado com Jesus, Jesus pelo Espírito acalmará e alinhará a nossa mente, emoções e vontades para amar.  A paz de Jesus será nossa na crise.  O ânimo de Jesus será nosso na crise.  A compaixão de Jesus será nossa na crise.

Com o centro unificado em Jesus e a alma tranquila e alinhada,  Pai, Filho e Espírito Santo estenderão e cuidarão da circunferência do nosso amor durante a crise.  Aprenderemos que a crise é um tempo de avanço espiritual e a entrega de muito amor.

Aos poucos aprenderemos que a vida de Jesus em nós continuará a vencer o mundo no qual nós vivemos.  A crise perderá poder sobre nós porque o nosso centro em Jesus é o santuário de Deus. Aqui e agora na crise temos a vida abundante em Jesus.

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Uma morte boa


O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. João 15: 12-13

Amizade é uma linda manifestação de amor.  É uma manifestação de amor tão forte que pode até tranformar o morrer numa coisa boa.

Quando amizades amorosas estão se desenvolvendo neste mundo hostil elas sempre chamam a atenção do mal.  O mal tem medo do amor genuíno e sempre quer destruir qualquer manifestação do amor.  Por isso,  amizades podem nos levar até um confronto com a morte.

Quando o mal ameaça a existência de amizade entre pessoas,       escolhas difíceis têm que ser tomadas entre os amigos.  Para o mal afastar-se dos amigos um dos amigos terá que morrer. Às vezes, somente uma morte boa de um dos amigos afastará o mal dessa amizade.

Chegarão  momentos entre amigos quando nem todo mundo pode continuar na jornada do amor aqui.  Quando chega este momento um dos amigos será inspirado a dizer,  “Amigos, eu ficarei aqui para que o seu amor possa expandir ainda mais.  Eu amo tanto ver vocês bem que nem a morte me assusta mais.  Agora sei que o mal e a morte não  podem nos separar do amor entre nós.”

Amizade em  Jesus é maior do que a morte e o mal.

Carlos McCord

Presidente do Ministério Permanecer

O grande EU SOU


Deus é UM.  Deus é Trindade.  Tão simples. Tão profundo. Tão maravilhoso.

O Pai, o Filho e o Espírito Santo juntos são o grande EU SOU.

O Pai intenciona.

O Filho age.

O Espírito se move.

Como UM eles juntos intencionam, agem e se movem.

Quando intenção santa, ação santa e movimentação santa são UM o amor eterno existe.

Em Cristo o grande EU SOU nos fez santuário de vida divina e união eterna.

Tão simples.

Tão profundo.

Tão maravilhoso.

“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.” João 17:20-23

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer