segunda-feira, 28 de março de 2016

Desafio Getsêmani - Dia 14 - O sentido do jardim - Aprender

14º Dia – O sentido do jardim - Aprender. (01/03/16)
“E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” Mateus 26:39

O Getsêmani é o lugar onde Jesus enfrentou acredito eu uma das suas maiores batalhas. Na tentação do deserto quando lutou contra o inimigo e o venceu pela Palavra de Deus, não se compara com o Getsêmani, quando ele precisa ser o cumpridor da Palavra de Deus.

Uma coisa é você vencer o inimigo no deserto sabendo que a vida iria continuar, e a outra era saber que para vencer o inimigo, Jesus seria o sacrifício vivo de Deus, ou seja, a promessa fosse cumprida. Salmo 22:16-18

“Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim. Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.”

Percebe-se que o salmista Davi estava falando de Jesus na cruz. Pense um pouco na sua situação. Pense na situação da sua família. Pense na situação que encontra seu vizinho. Pense nas crianças nas ruas, sem casa ou qualquer outro lugar para ficar. Pense na mãe que chora pelo seu filho drogado. Pense na situação que você está agora quando seu chefe o colocou para baixo. São situações que muitos enfrentam que não chega perto do Getsêmani. Jesus ali no jardim cumpriu a Palavra e Deus em todos os aspectos. Jesus não somente viu o pecado da humanidade sobre seus ombros, mas viu também que a sua situação de hoje foi mudada lá na cruz, logo depois do Getsêmani.

Jesus foi o sacrifico vivo para cumprir a Palavra de Deus. Como está a sua vida hoje? Em que tipo de situação você está passando ou enfrentando? Você precisa fazer o sacrifício de abrir a Palavra de Deus e ter contato com o Senhor. Você não precisa morrer como Jesus morreu para alcançar o cumprimento das promessas de Deus. O sacrifício que nos trouxe libertação já foi efetuado pelo Mestre. O sacrifício que hoje precisamos fazer não conduz a morte, mas para vida e vida com abundância. O sacrifício que fazemos é para que a nossa carne seja subjulgada pelo Espírito Santo.

Precisamos aprender a vencer o inimigo que nos assedia todos os dias. Fazer o sacrifício de abrir a Palavra de Deus e aplicá-la em nosso cotidiano, assim como Cristo fez em todo tempo. Se você pensa que seu sacrifício é muito difícil, pense um pouco sobre o que Jesus passou no Getsêmani e depois no sofrimento da cruz. Será que o que passamos é muito maior do que o Mestre passou? Mude o foco e veja a grande oportunidade de crescimento que Deus está proporcionando a cada um de nós através das lutas, tentações e provações. Passe pelo Jardim.

Deus abençoe.


Pr. Dinei Morais

Desafio Getsêmani - Dia 13 - O sentido do jardim - Vigiar

13º Dia – O sentido do jardim - Vigiar. (29/02/16)
“E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” Mateus 26:39

Há maior dificuldade que enfrentamos para concluir um desafio de oração é: “VIGIAR”. Começamos bem muitas vezes, com ânimo, força total e na certeza de que chegaremos ao final do desafio. Jesus ao passar pelo jardim Getsêmani, pediu para três de seus melhores amigos, vigiar com ele. A hora estava chegando e em breve os soldados viriam prendê-lo para os piores dias de sua vida.

Às vezes, não temos amigos assim como Jesus, maduros, prontos para ajudar, mas encontramos pessoas que estão dispostas a vigiar com a gente durante o período em que estamos com dificuldades.

Nestes momentos em nossas vidas pensamos “O que fazer?”, mas na verdade não há o que fazer. Precisamos apenas ficar quietos e atentos vigiando para ver o que Deus está fazendo. Com isso podemos nos tornar mais sensíveis à voz do Espírito Santo e ouvir sua vontade para nós.

Em muitas circunstâncias, não conseguiremos ter por perto amigos, parentes, pessoas disponíveis para ouvir nossa reclamação ou queixas. Mas podemos contar com um amigo chamado “Consolador” o Espírito Santo da verdade que nos guiará em toda a verdade. Não sou contra você contar, participar para alguém as suas decepções, dores ou sofrimentos, mas não colocar nas pessoas a resposta para toda a situação desfavorável que podemos estar passando.

Os discípulos entraram em um sono espiritual e não conseguiram vigiar. Vemos que por falta de vigilância muitos erros acontecem. Infelizmente um minuto de bobeira ou descuido pode por a perder toda uma vida. Os discípulos não haviam entendido que vigiar era preciso devido às lutas espirituais que iriam passar. Quais lutas? A implantação do Reino de Deus em toda Roma, Ásia e Europa. Jesus intencionalmente estava ensinando que orar era preciso, independente da situação que vivia naquele momento do Getsêmani. Não adianta querermos ou desejarmos viver algo mais de Deus, se ainda não vigiamos o necessário para que isto aconteça. O maior erro que cometemos é avançar em um campo minado sem vigiar.

Lutamos contra a carne, e muitas vezes estamos fracos e sonolentos para vigiar. Ficamos com os olhos pesados e vigiar uma hora como foi no caso dos discípulos é algo insuportável de conseguir. Portanto, prepare-se, vigie, ore e entre no jardim para ser habilitado e capacitado, ter em mente o foco na cruz, onde na realidade é o nosso alvo e onde devemos chegar.

Deus abençoe.

Pr. Dinei Morais

Desafio Getsêmani - Dia 12 - O sentido do jardim - Vontade

12º Dia – O sentido do jardim - Vontade. (28/02/16)
“E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” Mateus 26:39

Na jornada do Getsêmani, Jesus volta para Pedro, Tiago e João e os encontra dormindo? Muitas vezes em nossos momentos de dificuldades sempre nos acharemos na solidão da lama, mente e espirito. Getsêmani é um lugar de solidão. Solidão devido ao que Jesus ia passar ninguém poderia assumir o seu lugar. Eu pergunto para você agora: “Quantas vezes você sentiu-se sozinho em meio às lutas e tribulações?” Achamos muitas vezes assim, sozinhos, sem ninguém para compartilhar as nossas lutas. Pedro, Tiago e João andavam com Jesus e mesmo assim, quando precisou deles, não achou nenhum companheiro, um amigo de oração para dividir suas dificuldades. Lembro que Pedro, Tiago e João eram os discípulos mais maduros.

Inúmeras pessoas procuram lidar com seus problemas, suas crises, até mesmo as mais difíceis, sozinhas. Não compartilham com ninguém. Não pedem ajuda. O Senhor Jesus no Getsêmani, procura e busca consolo e a companhia de seus amigos. Hoje eu te digo: “Não se isole!”

Em pesquisas realizadas recentemente no Brasil, mostra que o isolamento social é um dos principais comportamentos nocivos da depressão. “Quantas vezes estamos sentindo solidão, fraqueza e parece que ninguém está se importando com a gente?”

Jesus queria evitar exatamente o isolamento e a depressão. Ele luta para que a tristeza e a angústia não tomem a sua vida tirando a motivação e propósito para fazer a vontade de seu Pai. Salomão escreveu sabiamente o seguinte:

Provérbios 18:1“Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.”

A tentação de isolamento causa o seguinte: 1) Autocomiseração. Usamos os problemas para que as pessoas tenham pena da nossa vida, passando ser o centro das atenções; 2) Potencialização da carência humana. Pessoas carentes usam as dificuldades para poder suprir a carência, ou seja, preencher uma lacuna na vida que somente Jesus pode preencher e sedimentar com a fé. 3) Perda de foco. O foco passa ser a doença, os problemas, as lutas, as tribulações ou qualquer outra coisa em que se possa se agarrar. O isolamento faz com que a mente, alma e espírito gritem por socorro.

Hoje o meu desejo é que você possa derramar a sua vida no Getsêmani, e a partir deste momento, abrir o seu coração e a sua vida para Deus e ser agraciado pelo tratamento do Senhor. Deus pode fazer o que você não pode e não deve fazer. Experimente essa liberdade!

Deus abençoe.
Pr. Dinei Morais

Desafio Getsêmani - Dia 11 - O sentido do jardim - Preparo

11º Dia – O sentido do jardim - Preparo. (27/02/16)

“Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.” Mateus 26:39

A agonia de Jesus neste jardim é algo que não podemos imaginar ou até mesmo sentir. Cientificamente, o sofrimento, a angústia de Cristo não pode ser comparável a nenhuma situação que passamos.

Jesus dá uma dimensão profunda a respeito dos momentos difíceis que passamos, quando somos colocados à prova. Mesmo assim precisamos entender que passar pelo Getsêmani é e pode ser um lugar de:

- Decisão: “A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão.” Provérbios 16:33

- Oração: “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29:12-13

- Resposta: “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”Jeremias 33:3

- Ser confortado: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” Salmo 46:1

- Somos fortalecidos: “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”  - Isaías 43:2

- Vemos os nossos verdadeiros amigos: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.”Provérbios 17:17

- Mostramos os frutos da nossa fé: “Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?” Tiago 2:20

- Lugar de milagres: Milagres é o sucesso que não se explica por coisas naturais. É propriamente obra de Deus. Getsêmani é o lugar de sermos provados e aprovados, onde temos as nossas maiores dores, mas também onde conhecemos o verdadeiro amor de Deus, lugar onde conhecemos o verdadeiro pastor e amigo Jesus Cristo.

No Getsêmani é o lugar onde Deus nos trata e também no orienta para passarmos por todas as provações de agora e depois. Não deixe de frequentar este jardim, pois eu creio que este lugar é o melhor lugar onde podemos estar.

Deus abençoe

Pr. Dinei Morais