segunda-feira, 28 de março de 2016

Desafio Getsêmani - Dia 12 - O sentido do jardim - Vontade

12º Dia – O sentido do jardim - Vontade. (28/02/16)
“E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” Mateus 26:39

Na jornada do Getsêmani, Jesus volta para Pedro, Tiago e João e os encontra dormindo? Muitas vezes em nossos momentos de dificuldades sempre nos acharemos na solidão da lama, mente e espirito. Getsêmani é um lugar de solidão. Solidão devido ao que Jesus ia passar ninguém poderia assumir o seu lugar. Eu pergunto para você agora: “Quantas vezes você sentiu-se sozinho em meio às lutas e tribulações?” Achamos muitas vezes assim, sozinhos, sem ninguém para compartilhar as nossas lutas. Pedro, Tiago e João andavam com Jesus e mesmo assim, quando precisou deles, não achou nenhum companheiro, um amigo de oração para dividir suas dificuldades. Lembro que Pedro, Tiago e João eram os discípulos mais maduros.

Inúmeras pessoas procuram lidar com seus problemas, suas crises, até mesmo as mais difíceis, sozinhas. Não compartilham com ninguém. Não pedem ajuda. O Senhor Jesus no Getsêmani, procura e busca consolo e a companhia de seus amigos. Hoje eu te digo: “Não se isole!”

Em pesquisas realizadas recentemente no Brasil, mostra que o isolamento social é um dos principais comportamentos nocivos da depressão. “Quantas vezes estamos sentindo solidão, fraqueza e parece que ninguém está se importando com a gente?”

Jesus queria evitar exatamente o isolamento e a depressão. Ele luta para que a tristeza e a angústia não tomem a sua vida tirando a motivação e propósito para fazer a vontade de seu Pai. Salomão escreveu sabiamente o seguinte:

Provérbios 18:1“Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.”

A tentação de isolamento causa o seguinte: 1) Autocomiseração. Usamos os problemas para que as pessoas tenham pena da nossa vida, passando ser o centro das atenções; 2) Potencialização da carência humana. Pessoas carentes usam as dificuldades para poder suprir a carência, ou seja, preencher uma lacuna na vida que somente Jesus pode preencher e sedimentar com a fé. 3) Perda de foco. O foco passa ser a doença, os problemas, as lutas, as tribulações ou qualquer outra coisa em que se possa se agarrar. O isolamento faz com que a mente, alma e espírito gritem por socorro.

Hoje o meu desejo é que você possa derramar a sua vida no Getsêmani, e a partir deste momento, abrir o seu coração e a sua vida para Deus e ser agraciado pelo tratamento do Senhor. Deus pode fazer o que você não pode e não deve fazer. Experimente essa liberdade!

Deus abençoe.
Pr. Dinei Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário