Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". "O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele. Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda". Marcos 10:35-37
"Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;
e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos"."
Marcos 10:42-45
É famosa a passagem bíblica da discussão entre quem era o maior no meio dos discípulos. Querer estar num lugar de destaque era fruto direto do pecado no coração dos discípulos. Imagine que um mestre escolhesse você e mais 11 outros e coomeçasse a ensinar vocês. Quem não gostaría de ser o queridinho do professor? Quem não gostaría de aparecer, se destacar? Todos gostaríamos. Faz parte de nós nos orgulharmos. Posso imaginar os discípulos conversando baixinho entre si sobre quem aplicá-va melhor as leis, quem era mais presente, quem era o melhor... Jesus, em sua soberania, conhecia os corações deles. Por isso fez a pergunta, em Marcos 9; por isso também deu a resposta que deu: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos". Os discípulos entenderam e logo pararam de discutir quem é o maior. Não, pera ae....
Os discípulos não entenderam nada, por isso, mais pra frente, são encontrados discutindo novamente sobre isso. Dessa vez estavam determinados a falar com Jesus... Especialmente dois, Tiago e João. Pediram o que pediram, confiantes que isso era algo genuíno de ser pedido, não tinha nada errado com isso. Eles estavam cegamente convictos de que pedir por um lugar de destaque era totalmente normal. E quando os outros ouviram isso ficaram indignados (Mc 10.41), mostrando que em seu coração também queriam esse destaque. Ficaram indignados porque os dois tiveram a cara de pau de ir lá e perguntar aquilo que eles queriam perguntar também.
Cristo então vem com seu jeitão fenomenal de dar tapas nas nossas caras e deixar todos nós orgulhosos com o rosto no pó. Ele diz sobre os governantes, que esses homens de poder os tinham sob seu comando. Jesus diz que para o homem, ser maior era olhar de cima para baixo, olhar com poder e autoridade sobre outro. Nananananão. Jesus redefine o conceito de grandeza, de posição exaltada de ser maior. Jesus nunca extinguiu o desejo deles de ser maior; mas ele redefiniu o "como"chegar lá na posição de grandeza. Quer ser maior? Seja servo. Seja o menor! O Reino de Deus não é como o reino desse mundo; é o oposto desse mundo! E sabem em que devemos nos espelhar a ser servo? Em Cristo.
Cristo é a expressão máxima de humildade que nos norteia pra viver a vida cristã. Assim como em Filipenses 2 lemos que ele, sendo Deus, não julgou o ser igual a Deus como algo do qual ele deveria se orgulhar, temos, neste texto de Marcos, outra expressão fenomenal da humildade de Jesus. Nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir. Ele veio para ser o menor. ele veio para mostrar sua grandeza ao ser o menor de todos. Ele mostrou sua supremacia e sua credibilidade ao ser servo, escravo do próximo, MESMO SENDO DEUS. Realmente, esse cara era o Filho de Deus.
Mais do que isso, ele não só veio para servir, mas para expressar essa servidão em entregar sua vida. Sabe, se a gente fosse entregar nossa vida, seria meio estranho... Será que essa vida é nossa? Se fosse a gente lá na cruz, entregando a nossa vida... na verdade não estaríamos entregando a NOSSA vida, mas a vida que Deus nos deu. Estaríamos então simplesmente devolvendo nossa vida! Não temos poder nem autoridade sobre nossa própria vida, pois ela nos foi dada! Dá-la é, na verdade, devolvê-la! Mas com Cristo não é assim. Ele é DEUS! Ele tem autoridade sobre a vida que ele tinha aqui na terra, ele podia dar e pegar de novo, por isso ele diz "entrego meu espírito", ele morreu na hora que quis, somente quando tudo estava consumado! E tendo autoridade sobre sua própria vida ele a ENTREGOU, VOLUNTÁRIAMENTE! ISSO SIM É VERDADEIRA GRANDEZA!
Ele se entregou em resgate por nós, ele deu a própria vida, não a vida que tinha sido dada a ele, ele era Deus! Ele entregou sua PRÓPRIA vida! E isso aumenta nossa compreensão do seu amor ao Pai na cruz. Mesmo sofrendo tudo aquilo e sabendo que ele podia terminar aquele sofrimento na hora que quisesse, ele VOLUNTÁRIAMENTE aguentou até o final, para cumprir o que o Pai havia ordenado. Por amor de Seu Pai e por amor de nós pecadores, ele se deu em nosso resgate. ISSO SIM É HUMILDADE E GRANDEZA!
Por isso irmãos, nenhum de vocês, leitores, e nem eu, autor, fui humilde ao ponto de entregar minha vida por outros. Mas Jesus foi. Ele é meu exemplo. Ele é o meu Redentor, o único verdadeiramente SANTO e PURO. Somente Ele podia ter aberto caminho entre eu e Deus. Ele é meu expiador, ele é minha propiciação, ele é meu Advogado e eu tenho prazer em devolver a ele a vida que ele me deu. Devolvo por inteiro. Viverei como ele. servirei a Ele e ao próximo, para que Ele seja glorificado.
Minha vida não é mais minha, Senhor. É tua, pra Teu louvor. Sou teu escravo e serei semelhante ao Teu filho ao me dar para o próximo, considerando-o superior a mim mesmo. Eu irei glorificar o Teu nome e mesmo quando falhar olharei para Aquele que se deu no meu lugar. E agirei como ele.
Servirei.
Mateus Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário