sexta-feira, 8 de abril de 2016

Desafio Getsêmani - Dia 17 - O sentido do jardim - Tentação

17º Dia – O sentido do jardim - Tentação. (04/03/16)

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41

Mais uma vez ouvimos Jesus falando sobre “Vigiar e Orar.” O propósito em vigiar e orar é para que não entremos em tentação. Parece que o verso acima expressa o que o Senhor mesmo estava sentindo naquele momento. A Palavra tentação tem um sentido mais amplo no Novo Testamento do que em português e abrange toda qualidade de prova de fé e obediência. Tentação significa o ato ou efeito de tentar; Impulso íntimo dirigido para o pecado, originado dos instintos inferiores ou da malignidade do inimigo. Outra definição de tentação é um desejo violento da alma humana a fazer algo que pode ser certo ou errado.

O Senhor foi tentado a retirar-se da plena vontade de Deus, em face do preço tremendo que haveria de pagar e cumpri-la. Era sua natureza humana, sua carne, que era imaculado, que repelia a cruz. Seu espírito estava pronto e desejoso. Este conflito ocorre, em certa forma, em todos os discípulos.

Vamos pensar um pouco sobre a tentação e seu significado e quando vemos Jesus dizendo que o espírito esta pronto, mas a carne é fraca. Somos tentados todos os dias. Um exemplo: “Não quero ler a Bíblia, mas desejo ver um programa de televisão sem um propósito.”; “Não obedecer às leis, mas encontrar meios de infligir às regras e tirar proveito disto”; “Não quero amar, mas lido com o egoísmo, a raiva, a ira e com a amargura dentro do coração.”

Tudo isto faz parte da tentação da minha carne, ou seja, satisfação carnal para atender a minha natureza terrena. Paulo diz o seguinte em Romanos 7:15: “Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.” Existe hoje uma luta interna entre a carne e o espírito. Jesus passou por este momento no Getsêmani.

Vigiar e orar são o único meio que temos para subjugar a carne por meio do Espírito Santo. Entramos sim em tentação, quando eu não vigiamos, não oramos e não fundamentamos a nossa vida na Palavra de Deus. Em Colossenses Paulo fala o seguinte em Colossenses 3:3 – “Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.”

Se destruirmos a nossa natureza terrena por meio do Espírito Santo, a nossa visão muda, a nossa vida é transformada a semelhança de Deus e todas as outras coisas terrenas, não terão poder para matar o Espírito Santo de Deus, pois no jardim é preciso entregar a velha natureza na cruz e buscar ser obediente a vontade soberana de Deus. Tentados, mas não destruídos, subordinados em Deus, caminhando diariamente para cruz onde a vitória já está consumada. 

Deus abençoe.


Pr. Dinei Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário