terça-feira, 12 de abril de 2016

Desafio Getsêmani - Dia 32 - O sentido do jardim - Stress

32º Dia – O sentido do jardim - Stress. (19/03/16)

“Então, voltou para os seus discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.“ Mateus 26:45

Jesus chegou para os discípulos e disse: “Ainda dormis e repousais!”. O interessante é entender porque os discípulos estavam dormindo. Vamos pensar um pouco sobre isto e aplicar ao nosso cotidiano cheio de dúvidas, pressões por todos os lados e com dores na alma e feridas no coração devido a situações adversas.

Jesus escolheu pessoas comuns para tornarem pessoas diferenciadas que, após serem capacitados implantariam o evangelho e o cristianismo teria inicio no primeiro século. Durante a capacitação os discípulos estavam com Jesus o tempo todo. Com isso, o Mestre conhecia bem a personalidade, o temperamento e o caráter dos seus doze seguidores. O que aconteceu com estes homens que acabaram dormindo e repousando?

Em primeiro lugar, destaco que os discípulos eram também tão hostilizados como o Mestre era hostilizado. A pressão que Jesus sentiu durante os anos de seu ministério, foi compartilhada com seus discípulos. Então, os discípulos estão debaixo de pressão e stress em todo tempo que andaram com Jesus.

Em segundo lugar, Jesus precisou que seus discípulos estivessem acordados para compartilhar com eles toda a sua dor na alma. Os discípulos não poderiam ser comparados com Jesus. Jesus tinha o preparo completo e perfeito para o momento que estava passando. Os discípulos estavam sofrendo já por alguns dias esta pressão e não conseguiram passar por aquele momento acordado. Isto é uma realidade, pois quando o nível de stress chega, o nosso sistema tem a função de desligar para proteger o nosso corpo e consequentemente preservar a nossa saúde intacta. É por estes motivos que muitos acabam entrando em depressão, para desligar o sistema e tentar achar uma solução para o principal motivo, que tem acuado a nossa vida em uma caverna. O que acontece é que muitos entram na fase da depressão e não conseguem sair por si próprios. Muitos precisam inclusive de remédios para suportar a crise.

Em terceiro lugar, entra a nossa vida simples e comum, que passamos por problemas diários e constantes. Muitos nesta fase têm vontade de dormir, entrar em um quarto escuro, perdem a perspectiva de vida, perder o foco da vida e principalmente o foco da pessoa de Deus, independente se são ou não cristãos. No Getsêmani, Jesus nos ensina a realocar a nossa mente, a nossa vida na pessoa de Deus. É no Getsêmani que podemos voltar a colocar a nossa vida na ativa novamente. No Getsêmani não mergulho na depressão, mas mergulho no perdão a Deus de tentar fazer tudo do meu jeito. No Getsêmani, posso olhar para Deus e ver que existe um lugar muito melhor do que viver em uma caverna, ou seja, caminhar na luz em direção à cruz. Não deixe que as dores da sua alma pare você de seguir para o alvo. Veja Jesus.

Deus abençoe.

Pr. Dinei Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário