sexta-feira, 8 de abril de 2016

Desafio Getsêmani - Dia 25 - O sentido do jardim - Solidão

25º Dia – O sentido do jardim - Solidão. (12/03/16)

“E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras.“ Mateus 26:43-44

Jesus ao ver a situação dos discípulos dormindo pela terceira vez acredita que tenha tido a seguinte sensação: “Não posso contar nem com estes amigos mais chegados.”

A Bíblia nos diz que existem amigos que são mais chegados do que irmãos. Provérbios 18:24

Jesus estava em seu momento de sofrimento e de conhecer a vontade do Pai, embora acredito que Ele (Jesus) já sabia e esperava que seus discípulos apoiassem naquela hora. O fato que marca neste trecho é que, tanto como na vida de Jesus, como na sua vida, podemos até ter amigos que são mais chegados que irmãos, mas na hora do sofrimento, da dor, da angústia, da tentação ou da prova, eles provavelmente não estarão ao nosso lado para nos apoiar.

Isto significa que tudo o que tenho que passar na minha vida seja ela boa ou ruim, eu tenho que passar independente se tenho amigos ou não. Amigos muitas vezes estão na hora do compartilhar as coisas boas, maravilhosas e exuberantes, mas na hora de passar pelo vale da dificuldade, de enfermidade ou qualquer outra situação, entenda que poucos estarão ao seu lado.

Trazendo para o nosso contexto, as dificuldades que passamos sozinhos servem para que tenhamos crescimento espiritual e um novo relacionamento de dependência com o Senhor Deus. Jó passou por dificuldades enormes com sua esposa, amigos que, ao invés de apoia-lo para sair da situação complicada, conseguiram colocar mais fardo e peso sobre os seus ombros. Em certos momentos, os conselhos que chegam usados sem sabedoria podem provocar uma avalanche de preocupações a mais sem ter necessidade.

No momento de Jesus no Getsêmani, vimos ali um momento de solidão, sem amigos, sem seus pais, sem sua família e que o levou ao único recurso que Ele tinha que era olhar para cima e falar com o pai. Será que em muitas situações que vivemos não estamos tendo está mesma sensação de solidão? O home foi criado como um ser relacional. O homem precisa de pessoas. Davi precisou de Jonatas e sua amizade foi duradoura. Não estou dizendo que amigos não são importantes, mas levando a pensar que em muitas situações, você estará sozinho, contando apenas com a ajuda do Pai. Saiba que antes dos amigos vem Deus, antes da sua família vem Deus, antes dos seus problemas e dificuldades vem Deus.

Portanto, não se sinta sozinho (a), mas confie em um Deus que pode até ajudar em todo tempo. Confie no Senhor seu Deus e Ele te ajudará. Confie em Deus da mesma forma que Jesus fez no Getsêmani e continue a sua jornada perseverando até o fim.

Deus abençoe.

Pr. Dinei Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário